Alergia a Esmaltes

Oi meninas, tudo bom?

Hoje o assunto é alergia. Lembram que eu falei aqui sobre dermatite de contato? Pois é, é essa doença que aflige as meninas que têm alergia a esmalte, que representam 10% da população. O contato com a substância causadora da alergia provoca coceira e vermelhidão na pele envolta da unha e também pode afetar a região dos olhos e pescoço, que são áreas que tocamos muito com as mãos.

pause-du-vernis-a-ongles-2416367_1350O melhor que se tem a fazer uando percebemos uma reação alérgica é contatar um dermatologista para que essse possa, através de testes, determinar o agente causador.

O teste é composto por uma bateria de substâncias padronizadas que são coladas à pele das costas com adesivo hipoalérgico. Após 48 horas, o adesivo é retirado e é feita a primeira avaliação (observando-se algum sinal de reação alérgica). A segunda avaliação é após 96 horas. Assim descobre-se substância-problema e a pessoa pode então passar a evitar o contato dela com a pele.

Mas afinal, qual é o maior vilão presente no esmalte? Aquela substância que causa a maior parte das alergias?

Cerca de 95% devem-se à presença de Tolueno, que é um solvente (barato) pertencente à fórmula tradicional de esmaltes. E, por fim, cerca 5% das alergias se devem à presença de formaldeído na resina do esmalte e esta tem por função dar a aderência e a durabilidade ao produto. Até o momento o formaldeído só está proibido nos Estados Unidos, Canadá e nos países do Oeste Europeu.

Vale lembrar que a alergia pode ser causada por outros produtos químicos presentes no esmalte, essas porcentagens estão arredondadas, ok?

As alérgicas devem optar por esmaltes hipoalergênicos, ou seja, produtos que provocam baixa incidência de alergias, isto é, com baixo potencial de sensibilização. Em outras palavras, os esmaltes hipoalergêncios podem sim provocar alergias, mas a porcentagem de casos é menor.

Aqui vão algumas opções nacionais:

Page2

– Acho que todas já devem saber, mas os esmaltes da Colorama não possuem mais formaldeído e tolueno nas fórmulas;

– Linha Hipoalergênica da Risqué;

– Linha Hipoalergênica da Impala;

– Linha Hipoalergênica da Êxtase;

– Esmaltes Allergic Center;

Bjuzzz


7 Comentários

Arquivado em Basics

7 Respostas para “Alergia a Esmaltes

  1. Juliana Ferreira

    Eu fiquei sabendo que os da colorama não continha a pouco tempo….muito bom saber!

    Curtir

  2. Ponto pra Colorama, já que os hipoalergenicos das outras marcas custam uns 10 rais….
    Ainda bem que não sou alérgica!
    bjo

    Curtir

  3. Eu sou alérgica a esmalte desde criança. Eu nunca fui de usar muito esmalte mas um dia eu usei um com cheiro muito forte, eu inalei ele e fiquei meio inxada…
    Mas hoje em dia não tenho tido mais esse problema.

    Curtir

  4. Yumi

    Boa tarde, galerinha viciaaadas em suas queridas unhas! Sou uma visitante há pouco tempo, estou lendo os post’s um por um, e quando vi esse daqui, pensei: preciso comentar!!
    Pois já fiz esse tal teste de alergia e advinhem?! Eu tenho alergia a essa tal química chamada TOLUENO!! Ela pode ser chamada de formaldeíde tbm! Então quem tiver alergia a essa praga tbm, fiquem espertas! Ela está em váaaarias coisas que adoramos: ESMALTES, Shampoo’s, Condicionadores, Maquiagem, e várias outras coisas, principalmente relacionadas à estética!

    ADOREI o blog de vcs, pena que não acho todos os esmaltes que vcs postam os nomes e INFELIZMENTE, não consegui AINDA fazer a unha marmorizada, mas vou treinar mais um pouquinho!!

    Bjus, que o blog sobreviva por muito tempo! s2

    Curtir

  5. Isabella

    Meninas, pra quem é alérgica a maquiagem, esmaltes.. tenho uma ótima dica! Os produtos hipoalergênicos da Allergic Center são maravilhosos.. entrem no site da empresa http://www.alergico.com.br e confiram, eu aprovo!!!

    Curtir

  6. karlla

    Eu tenho alergia mas não fiz o teste fiquei unsdois meses sem usar e não tive mais. Agora estou usando os esmaltes da ludurana são ótimos.

    Curtir

Comente Aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s