Sobre Fotos

Oi gente!

Depois que eu fiz o post sobre as minhas fotos favoritas, recebi algumas perguntas sobre como eu tiro as minhas fotos. Resolvi então mostrar para vocês as minhas “ferramentas”. 😉

Eu nunca fiz curso de fotografia e confesso que tenho preguiça de ficar lendo sobre o assunto na internet, então tudo que eu vou falar para vocês é baseado na minha experiência.

1) O Fundo

Qualquer pessoa que já tenha visitado o blog já percebeu que eu adoro de tirar fotos com plantas ao fundo. Acho que fica lindo e ainda tenho a sorte de ter várias opções disponíveis aqui no quintal de casa!

Do mesmo jeito que eu sou apaixonada por esmaltes, minha mãe é apaixonada por plantas. Resultado: o quintal de casa é cheio de vasos com plantas que dão ótimo fundos para as minhas fotos. 😉

Vamos dar uma espiada?

Essa é uma foto do Manacá, um dos maiores xodós da minha mãe e um dos meus fundos preferidos. Uma boa parte das minhas fotos têm ele como fundo. Exemplos aqui, aqui e aqui.

Mais um fundo que eu adoro: a Árvore da Felicidade (à esquerda)! Exemplos aqui, aqui e aqui.

E agora vou mostrar um fundo que deve aparecer bastante daqui para frente:

Linda essa Orquídea, não? 🙂 O Cipreste do lado dela também já apareceu aqui.

Para os vidrinhos e em algumas fotos de unhas, eu prefiro usar um fundo liso. Dêem uma olhada aqui e aqui.

Fica a dica para quem não tem um jardim à disposição como eu. É só comprar em uma papelaria papéis coloridos:

A única restrição é escolher um papel que não reflita muito a luz (com textura muito lisa), para não encher a foto de reflexos. Os que eu uso têm uma textura semelhante ao papel que usamos em impressoras.

Às vezes eu apoio o papel em uma mesa, outras grudo com durex na parede.

2) A Câmera

Uso desde o começo do blog a mesma câmera compacta: a DSC-W210 da Sony.

Ter uma boa câmera faz uma grande diferença na qualidade das fotos. Já experimentei usar uma outra mequetrefe que tenho aqui em casa, mas voltei correndo para a minha Sony. 🙂

Já até brinquei um pouco com as configurações da minha câmera, mas normalmente deixo tudo no automático, apenas seleciono o modo macro (florzinha) e pronto! Ela faz um excelente trabalho sozinha…rs…

3) Iluminação

A Iluminação é outro ponto importante. Eu gosto de tirar as fotos ao ar livre e aproveitar a luz natural já que não tenho uma iluminação artificial boa. Praticamente 100% das minhas fotos são tiradas fora de casa.

Pouca luz é um problema, mas muita luz também é. As fotos ficam melhores com uma iluminação intermediária, então, como eu gosto de sol nas minhas fotos, sempre tiro as fotos de manhazinha ou mais para o fim da tarde, quando o sol está mais fraco. Se tenho que tirar fotos perto do meio-dia, sempre aproveito as sobras das plantas para tirar as fotos.

Os esmaltes neons são mega difíceis de fotografar, usar uma fonte de luz indireta (como por exemplo na sombra de uma planta no quintal) costuma dar resultados melhores.

Eu gosto de ter sombra nas minhas fotos, acho que dá uma sensação de profundidade. E teimo e misturar luz e sombra nas minhas fotos, mesmo que já tenham me desaconselhado…rs… sim, eu sou teimosa. hahaha…

4) Tripé/Estabilidade

Quem não tem mãos firmes, pode apelar para um tripé para conseguir fotos bem definidas. Se você movimentar a câmera durante a foto, vai obter um resultado todo borrado.

Eu nem sou uma pessoa com mãos super firmes, mas me dou bem apenas apoiando bem os pés e prendendo a respiração.

Mas de vez em quando eu cismo de tirar foto das duas mãos juntas. Então tenho que apelar para um tripé.

O meu eu comprei em uma dessas lojas que vendem de tudo, desde utensílios de cozinha até tomada, passando por assessórios de informática e umidificadores de ar. Foi menos de 20 reais, mas já faz bem o seu papel.

5) Programa de Edição

Por fim, mas não menos importante, vem o programa de edição de fotos.

Eu uso o PhotoScape que muita gente conhece e tem a vantagem de ser um Freeware, ou seja, você pode baixar de graça legalmente.

No próprio site tem vários vídeos tutoriais (em inglês), mas eu tenho preguiça de assistir.

Eu não devo usar nem 10% do que o programa oferece. De vez em quando eu descubro sem querer mais uma coisa legal e passo a usar.

Eu não sei ajustar as fotos no computador, sempre deixo elas exatamente como tirei, apenas corto, diminuo o tamanho, coloco uma moldura e o logo do blog.

Era isso meninas, desculpem o post gigantesco!

E vocês? Como vocês gostam de tirar as suas fotos de unhas??? Têm alguma dica para me dar???

Se eu esqueci de alguma coisa, me perguntem nos comentários!

Bjuzzz


16 Comentários

Arquivado em Tutorial

16 Respostas para “Sobre Fotos

  1. Ah Sassá, tem também os modos da câmera pra explorar…eu uso muito pra captar melhor a iluminação e o contraste das cores!
    Adorei seu post..
    Beijos!
    Clara Moraes

    http://unhasdomeubrasil.blogspot.com

    Curtir

  2. Gostei da sua explicação sobre as fotos. Sempre gostei de fotografas coisas aleatórias por aí, mas ultimamente – como me viciei em esmaltes – sempre que faço a manicure tiro uma foto de recordação (e agora como to começando um blog estou postando por lá tb).kkkk. Nada mto elaborado ainda, mas com suas dicas passarei a me empolgar mais.

    Bjssss

    Curtir

  3. Eu gostei das suas dicas,mais além de usar fundo com papel colorido,ou plantas,você pode usar fundos,tipo,catálogo de loja,ou acetato,pedrinhas coloridas também são legais,ou almofadas estampadas etc.

    Curtir

  4. ILANA

    Obrigada pelas dicas, Sa! vou experimentar algumas delas. Como faço a unha à noite as fotos são geralmente com luz artificial, só quando lembro tiro alguma no dia seguinte, sob o sol, mas não tenho plantinhas fofas e moro em apartamento… mas as vezes uso um vaso de tulipas artificiais que tenho na sala, e como elas são feitas com casca de madeira não possuem brilho e ficam lindas como fundo.
    bjuss

    Curtir

  5. Luciana Petrópolis RJ

    Ótimas dicas viu 😉
    Tb não tenho muitas técnicas quando fotografo minhas unhas, uso minha ótima Sony DSC-130, sempre ao ar livre, e se tiver sol, agradeço viu 😀
    Aqui em casa tb tem muuuitas opções de plantas, mas, quando não quero fotografar perto de nenhuma delas, fotografo com o céu ao fundo, ao oposto do sol.
    =***

    Curtir

  6. Jana Jane

    Adorei o post, cheio de dicas!!! Diga à sua mãe q eu estou aqui babando pelas plantas dela!!!Amo plantas!!!Meu Manacá nem chega aos pés do dela, acho q é pq está no vaso…Eu tenho os 2 vícios: plantas e esmaltes (mais recente). Ontem mesmo pintei as unhas com o Radium da BU e fiquei pensando em registrar, mesmo ñ tendo blog….Suas dicas vieram a calhar!!!Bjos 🙂

    Curtir

  7. Como eu queria ter um quintal!!!!! Ainda mais um cheio de plantas e flores lindas como o teu!
    Moro num prédio que não tem sacadas daí fica quase impossível captar a cor real dos esmaltes, makes e afins que posto no blog… Fora que morro de preguiça de editar fotos! hauhaiuahiauauaiah Preciso parar com isso!

    Adorei as dicas!!!

    Beijos.

    Curtir

  8. EsmaltesMil

    Nossa, que post excelente… Eu não podia deixar de comentar.
    Também comecei a tirar as fotos das minhas unhas só de brincadeira (com o celular, abafa… rsrs), comprei uma câmera para tirar fotos melhores e decidi começar a publicá-las em um blog, e vocês sempre foram fonte de inspiração :o)
    Muito obrigada pelas dicas, o tripé será minha próxima aquisição – e parabéns pelo seu lindo quintal – que merece ser promovido a jardim! ;o)
    Beijosssssssss
    http://esmaltesmil.wordpress.com

    Curtir

  9. Adoreii as dicas Sá!! =D
    Q flores mais liindas q tem no seu quintal, adoreii. Não me recordo muito bem mais acho q a minha câmera é a msma da sua, mas estou precisando muuito d um tripé hehehehe. Normalmente eu uso o fundo branco msm, mas se em ksa tivesse flores lindas assim eu ia adorar. E tbm uso o photoscape é muito bom né :D.

    Bjoss ^^

    Curtir

  10. Nicole

    Adorei as dicas, as suas foto ficam muito bonitas com o fundo de flores!
    Beeijo!

    Curtir

  11. Rose

    Eu já adorava as suas fotos … adorei as dicas também, obrigada!

    Curtir

  12. Finalmente descobri que é o Manacá!
    E a cor do esmalte é (era) igual.

    Curtir

  13. shamps

    Eu sempre tiro fotos das minhas unhas, mas só com o cell pq não tenho câmera digital (mega frustração) e também não uso nenhum programa de edição pq não sei usar. Mas sempre posto minhas fotos, só p/ constar msm, no tutu (Twitter).
    Dica óteeemas… adorey!

    Curtir

  14. Nao importa o que eu faca, as fotos nunca ficam com a cor identica a dos esmaltes… Porque??

    Curtir

  15. Nossa, que simpático e fofo da sua parte fazer uma breve explicação para fotos! Eu sempre tirei fotos, desde criancinha, até achava que seria fotógrafa, dado meu amor por elas, mas não aconteceu. Estou comentando para elogiar e concordar com todas as dicas, e em especial à dos papéis coloridos! Eu tenho vários pacotes destes papéis maravilhosos, uso para colagens e afins, e nem acredito que nunca os tenha usado para tirar fotos de esmaltes! Sobre as plantas de sua mamãe, perfeitas e lindas demais, gostaria eu de ter acesso ao quintal da minha avó para tirar as fotos, tem uns hibiscos realmente lindos lá, além de várias árvores e flores silvestres diferentes.

    Curtir

  16. Ameei esse post e as diquinhas.
    Algumas eu já utilizo.. e outras, adorei aprender!!!
    Minha máquina, uso no modo “dis” pra tirar fotos em movimento.. pq, nunca se sabe huahauha
    E adoooroo o macro. Geralmente uso o super macro 😀

    Beijão

    Curtir

Comente Aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s