Unhas: 7 sinais de possíveis problemas de saúde

Oi meninas, td bom?

Nossas unhas também podem ser uma fonte de informação importante: algumas doenças alteram significativamente a aparência das unhas e, por isso, elas podem ajudar no diagnóstico. Clique nos nomes para ver as fotos!

fingernails

Síndrome das unhas amareladas: unhas amareladas podem ser resultado de um problema respiratório, como bronquite crônica, ou devido a um inchaço das mãos. Essa síndrome causa um aumento da espessura das unhas e um desaceleramento do crescimento, resultando em uma descoloração. Unhas afetadas podem apresentar ausência de cutícula e soltarem-se da carne me alguns lugares.

Pitting: pequenas depressões nas unhas, comuns em pessoas com psoríases. Também está associada a doenças como dermatite crônica e Alopecia Areata, caracterizada por perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo.

Deformação: ocorre quando a ponta dos dedos aumenta de tamanho e as unhas se curvam, crescendo em direção à ponta do dedo. Isso é resultado de falta de oxigênio no sangue e pode ser sinal de uma doença no pulmão. Também é associada a doenças inflamatórias do intestino e doenças do fígado.

Coiloníquia: unhas afetadas são moles e são curvadas para fora. A depressão é normalmente é grande suficiente para conter uma gota de líquido. Podem ser sinal de deficiência de ferro.

Unhas de Terry: as unhas ficam com aparência opaca, mas com a ponta escura. Às vezes, isso pode ser atribuído à idade. Contudo, em outros casos, pode ser sinal de doenças sérias como diabetes, doença do fígado, desnutrição e insuficiência cardíaca.

Linhas de Beau: são depressões lineares nas unhas das mãos que ocorrem na transversal. Elas podem aparecer quando o crescimento da unha é interrompido devido a doenças, como:

– Diabetes;

– Doenças Circulatórias;

– Doenças associadas à febre alta, pneumonia e sarampo;

– Má nutrição;

Descolamento das Unhas: a Onicólise caracteriza-se por um descolamento da unha de seu leito. Esse problema pode estar relacionado a:

– Infecção;

– Doença da Tireóide;

– Reações a remédios;

– reação a produtos endurecedores de unha ou unhas de acrílico;

– Psoríases;

Lembrando que essas são apenas diretrizes, para um diagnóstico, procure sempre seu médico.

Bjinhuzzz

13 Comentários

Arquivado em Basics

13 Respostas para “Unhas: 7 sinais de possíveis problemas de saúde

  1. Luh

    aiii nem abri as fotos pq tem aquela paradinha que abre pequeninha sabe?
    ja me deu um nervoso
    aiiii que medoo de ter algum desses problemas um dia
    adorei o post!!!
    beijoo

    Curtir

  2. Aiii, adoooro posts biológicos (Pq será?)! hehehe
    Também fiquei agoniada em ver as fotos! Nossa, depois do que vi, vou parar de xingar minhas unhas quando elas quebram! ahauahaua

    Mt bom post!

    =***

    Curtir

  3. jennifer

    eu amei todas as unhas adogooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  4. tambem eu amria das graças fiquei feliz por tudo o que descobrirobr

    Curtir

  5. nadja afonso barbara

    gostaria de saber porque minhas unhas ficaram escuras depois que eu fiquei diabetica

    Curtir

  6. Ana paula

    Minha unha afundou na raiz,pq será?.

    Curtir

  7. fico com manchas branca nas unhas depois q tiro o esmalte, será q é algum problema de saúde???

    Curtir

  8. Obrigado por essas dicas bem valiosas. Parabéns pelo ótimo post.

    Curtir

  9. Estou com um problema esquisito. Já aconteceu duas vezes. Minhas unhas ficam bem escuras, quase pretas, e as polpas dos dedos também. Como es eu tivesse enfiado as mãos num saco de carvão. O que vem a ser isso?

    Curtir

  10. Minhas duas unhas das mãos estão com a cutícula descolada. Já fui a várias dermatologista e nada. Já tomei terbinafina 250g. Evito todo material de limpeza. uso luvas e dedeiras. Mesmo assim minhas cutículas saem pus…o que pode ser? Ajudem me!

    Curtir

  11. liliana

    minhas unhas ficaram esbranquiçadas e incharam e rachou atras da unha num prazo de seis meses fui num dermatologista e ele me falou que era micose mais o tratamento esta difícil porque elas ficaram completamente deformadas

    Curtir

Comente Aqui!